CUIDADOS DE HIGIENE ORAL
HospitalVeterinariodaCovilha

O mau hálito é um dos sinais clínicos da doença periodontal

Sabia que os problemas dentários são dos mais observados num Centro de Atendimento Médico Veterinário?

É verdade, muitas vezes a cavidade oral do nosso animal de companhia esconde vários problemas que passam despercebidos. Se não forem tratados atempadamente, esses problemas podem dar origem a quadros de dor intensa, infeção localizada e, potencialmente, também de infeção sistémica. Por isso é muito importante ter cuidado com a higiene oral do seu cão ou gato.

A DENTIÇÃO

Enquanto são cachorros possuem 28 dentes, mas ao chegarem à idade adulta esse número passa a ser de 42 dentes definitivos.

Por outro lado, os gatinhos possuem 26 dentes e os gatos adultos têm 30 dentes definitivos.

Apesar de serem diversas as patologias dentárias que afetam os nossos animais de estimação, a doença periodontal é a que ocorre com mais frequência. Com apenas 2 anos, 70% dos gatos e 80% dos cães já apresentam alguma forma de doença periodontal. Além disso, os cães de raça toy ou miniatura são ainda mais suscetíveis.

SINAIS MAIS COMUNS:

  • Eritema da gengiva
  • Edema da gengiva
  • Halitose (mau hálito)
  • Presença de cálculo dentário, vulgarmente designado de tártaro
  • Hemorragia do bordo gengival
  • Sialorreia (excesso de salivação)
  • Dificuldade na ingestão de alimentos
  • Perda da fixação dentária

TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Existem várias opções terapêuticas disponíveis para a doença periodontal, sendo que a base de todas elas continua a ser o controlo da placa dentária. O plano de tratamento consiste numa profilaxia dentária completa, cuidados dentários em casa, cirurgia periodontal e extração dentária quando se justifique.

É importante consultar o seu Médico Veterinário, pelo menos uma vez por ano, para que este realize uma cuidada avaliação estomatológico-dentária do seu animal. Só assim, será possível implementar um adequado plano de prevenção e higiene oral, que incluirá uma higienização profissional da cavidade oral.

No entanto, não é apenas o Médico Veterinário que desempenha um papel importante em termos da saúde da cavidade oral do seu melhor amigo.

CUIDADOS DIÁRIOS

O tutor é uma peça chave dos cuidados periodontais diários. Idealmente, deve escovar os dentes do seu cão ou do seu gato diariamente, após a última refeição. Este é o método rotineiro mais eficaz na diminuição da placa bacteriana através da sua remoção mecânica. De realçar que as pastas dentífricas devem ser especialmente formuladas para cães e gatos, nunca devendo ser usadas as de seres humanos!

A escovagem é um hábito que se adquire com o tempo. Por isso, comece por habituar o seu animal ao toque do seu dedo dentro da sua boca. Assim que ele ganhar confiança, pode começar a usar uma compressa macia enrolada ao dedo e começar por escovar os dentes mais rostrais. À medida que isso se torne natural, substitua a compressa por escovas/dedeiras adequadas ao efeito. Junte um pouco de pasta dentífrica e escove todos os dentes, com movimentos circulares.

Além da escovagem, existem outros métodos complementares como as lavagens com colutórios. Pode optar também pelas recompensas e dietas especialmente formuladas para a higiene oral de cães e gatos.

Em suma, a chave fundamental para a obtenção de uma correta higiene oral engloba uma combinação dos vários métodos descritos, muita paciência e dedicação por parte do tutor.

Carolina Santos Silva

Serviço de Estomatologia /  Dentária

MARCAÇÃO DE CONSULTAS

Ligue com antecedência para agendar a sua consulta

 

Para garantirmos o máximo cuidado e minimizar os tempos de espera, as consultas funcionam por marcação. Os casos de emergência têm sempre prioridade máxima, por isso agradecemos a sua compreensão perante casos críticos inesperados que requerem a intervenção imediata de nossa equipa.

+351 275 325 755

Quinta das Ferreiras
Rua Mata Mouros
6200-293 Boidodra
Portugal

Envie-nos uma mensagem

Close Bitnami banner
Bitnami